segunda-feira, 29 de julho de 2013

Comemorações do Parque Arqueológico e Museu do Côa 2013

Este ano, em que se assinalam os 17 anos de criação do PAVC e os 3 anos da abertura do Museu do Côa, a Fundação Coa Parque promove, em colaboração com diversas entidades, iniciativas associadas à arte rupestre, música, astronomia e gastronomia.
Será ainda apresentado o bilhete conjunto de visita aos Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa (Portugal) e de Siega Verde (Espanha), numa iniciativa conjunta entre a Fundação Coa Parque e a Junta de Castela e Leão.

A Fundação Coa Parque

Comemorações 2013.jpg

segunda-feira, 22 de julho de 2013

PROGRAMA ESCOLAR BRAVOS NA FAIA


A Associação Transumância e Natureza (ATN) lançou hoje uma campanha de crowdfunding, na plataforma PPL.com.pt para a criação do programa escolar Bravos na Faia, que vai permitir receber crianças e jovens de todo o país na Reserva da Faia Brava.





Através do financiamento comunitário, a ATN pretende angariar meios para adquirir 6 tendas safari, que vão permitir que grupos escolares pernoitem em plena Reserva natural, uma experiencia única para a maioria das crianças.

Ao longo de 13 anos, a Associação Transumância e Natureza tem desenvolvido programas de educação ambiental de apenas um dia, para as escolas locais, já que a distância impossibilitava a vinda de escolas mais distantes.

Bravos na Faia é a fusão entre uma necessidade existente e um território com muito para oferecer. O programa pode ser adaptado a diferentes idades e conteúdos programáticos, e incluirá actividades como caminhadas interpretativas, birdwatching, actividades nocturnas e acampamento na Reserva, em plena comunhão com a natureza.

A contribuição para o programa Bravos na Faia pode ser feita de forma individual, ou colectiva, com recompensas a pensar em turmas ou grupos de jovens (até 40 pessoas) interessados em experimentar o programa, dormindo na Reserva por uma noite.


Precisamos de adquirir mais 6 tendas


Ajudem-nos a concretizar este projecto, contribuindo e passando a palavra!

Obrigado

Oleiros implementa trilho Internacional dos "Apalaches"


Diario Digital Castelo Branco | 2013-07-22 06:41:00
Oleiros implementa trilho Internacional dos "Apalaches"
A Câmara Municipal de Oleiros deliberou a implementação da Grande Rota do Moradal – Pangeia, um projeto que visa a valorização e internacionalização do património natural e arqueológico do concelho, através da sua integração no Trilho Internacional dos Apalaches.
O trilho português, a ser implementado em Oleiros, nas freguesias de Estreito, Sarnadas de S. Simão, Orvalho e Vilar Barroco, recebe o nome Rota do Moradal – Pangeia em alusão à emblemática montanha quartzítica daquele concelho, muito valiosa em geo e biodiversidade, assim como ao continente que existiu até há 200 milhões de anos e que reunia todos os continentes que existem atualmente.
Com a introdução do mais famoso percurso pedestre do mundo em Portugal, mais precisamente em Oleiros, permite-se não só essa ligação transcontinental, numa aproximação ao mercado americano, como também se potencia a diversificação da oferta turística desta região do Geopark Naturtejo, sob os auspícios da UNESCO, apostando no turismo de natureza e no touring cultural e paisagístico.
Dando diversidade à oferta de experiências ao longo do percurso e pretendendo alargar o leque de potenciais utilizadores, para além da existência de uma via de BTT, da valorização de miradouros existentes e da recuperação de trilhos antigos, o projeto contempla ainda uma escola de escalada e uma Via Ferrata com 150 m, a primeira a ser implementada em Portugal.
Inserindo-se na estratégia de organização e valorização dos pontos de interesse do concelho e no âmbito do projeto agregador - Rota das Montanhas de Oleiros -, a Grande Rota do Moradal – Pangeia, com cerca de 38 Km, será um eixo turístico de características polivalentes para dar resposta aos diferentes públicos e ampliar o interesse de qualquer visitante em conhecer a região.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Caminhada dos Socalcos


20 de julho | 10:00h |largo da Malhada| aldeia de Cabeça
Itinerário: Largo da Malhada | Largo de Sto. António | Quebra-Costas | Poço da Ponte | Outeiro da Ponte | Soito | Regato | Várzea | Ponte das Vergas | Areeira | Malhadinha | Ponte do Porto | Casal D'Além | Largo da Malhada |
Em plena serra da Estrela, encontramos a aldeia de Cabeça, uma pitoresca aldeia de xisto, repleta de encantos e histórias que vale a pena desvendar.
A proposta do Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha, é partir à descoberta das paisagens que circundam a aldeia, ladeando a ribeira de Loriga
O nosso encontro como já é habitual é no largo da Malhada, junto à igreja, depois passamos por entre ruas estreitinhas ladeadas pelo seu casario de xisto, e começamos a descer uma pequena quelha pelas escadinhas do Reboleiro, até chegamos ao caminho da Quebra-Costa. Aí, na zona das courelas, pela paisagem dos socalcos, podemos sentir toda a magia do local, das águas límpidas da ribeira aos campos de cultivo instalados em terraços suspensos.
O caminho prossegue por entre socalcos apertados com oliveiras e videiras, campos hortícolas e lameiros até ao Outeiro da Ponte, já na ribeira de Loriga. Daqui avistamos na encosta oposta , o imponente sobreiro centenário, que se destaca do pinhal envolvente. Neste local, atravessamos depois um pontão para a margem oposta e tomamos o caminho da direita em direção ao sitio da Várzea, onde encontramos um conjunto de campos agrícolas delimitados por muros de pedra destinadas à guarda do gado , bem como uma mancha de belíssimos centenários castanheiros, azereiros e salgueiros.
A partir da Várzea, o percurso regressa novamente à ribeira de Loriga, seguindo pelo vale da ribeira das forcadas em direção à ponte do Porto e à Cabeça.
Regressados à aldeia, aceitamos o convite para umas deliciosas feijocas, confecionadas pelos habitantes desta acolhedora aldeia de montanha.