terça-feira, 17 de junho de 2014

CONVITE | Cimeira da Identidade dos Territórios do Interior e Côa Gourmet - mostra gastronómica

A Territórios do Côa tem a honra de convidar V. Exa. para os eventos - CIMEIRA DA IDENTIDADE DOS TERRITÓRIOS DO INTERIOR e CÔA GOURMET (Mostra gastronómica), a decorrer nos dias 27, 28 e 29 de Junho, em Vilar Formoso (Almeida).

Agradecemos confirmação de presença por e-mail ou através do preenchimento do formulário de inscrição disponível em www.valedocoa.pt (para o caso da Cimeira). 



segunda-feira, 16 de junho de 2014

Regime do Alojamento Local aprovado em Conselho de Ministros

O Regime Jurídico da exploração dos estabelecimentos de Alojamento Local foi, esta quinta-feira, dia 12 de Junho, aprovado em Conselho de Ministros.


Segundo nota do Conselho de Ministros, com este diploma “a figura do Alojamento Local é devidamente autonomizada da dos empreendimentos turísticos, assegurando-se assim, que a produtos distintos se aplicam regimes jurídicos distintos”.

“Mantêm-se as três tipologias de alojamento local, o apartamento, a moradia e os estabelecimentos de hospedagem”, indica o mesmo documento, que refere ainda que “no caso dos estabelecimentos de hospedagem, cujo regime é actualizado, prevêem-se ainda requisitos particulares para os “hostels”

Vê Portugal - 1º Fórum de Turismo Interno | Programa


quinta-feira, 12 de junho de 2014

Sessão de divulgação da parceria Portugal - Caminhos da Fé | Coimbra


O Turismo de Portugal e o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja promovem dia 23 de junho, às 17h00, na Sé Velha em Coimbra, uma sessão para apresentação e divulgação da parceria PORTUGAL - CAMINHOS DA FÉ:
  • Roteiros Turísticos Caminhos Marianos e Caminhos de Santiago
  • Guia de Boas Práticas de Interpretação do Património Religioso

Mais informação em www.turismodeportugal.pt

terça-feira, 10 de junho de 2014

I Congresso Nacional de Turismo Rural " Turismo, Território e Património"‏

A Federação Portuguesa de Turismo Rural, a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, a Naturtejo, EIM e a Câmara Municipal de Oleiros têm a honra de convidar V. Exa. para participar no I Congresso Nacional de Turismo Rural intitulado “Turismo, Território e Património”, que vai decorrer nos próximos dias 20 e 21 de Junho, no Hotel Santa Margarida, em Oleiros, de acordo com o programa anexo. 
Considerando a importância e o impacto do sector do Turismo na economia portuguesa, e muito concretamente a importância da consideração e integração do subsector do Turismo em Ambiente Rural na cadeia de valor da marca Portugal, acreditamos na realização deste evento como um marco de referência na consolidação de massa crítica conducente a esse desígnio nacional de afirmação. 
A possibilidade da sua presença será uma honra e um contributo muito importante que desde já muito agradecemos.
 
Aguardamos a confirmação de todos os interessandos, com os melhores cumprimentos,
 
Cândido Mendes
Presidente da FPTR

Federação Portuguesa de Turismo Rural
Av. Nuno Álvares, 30    6000-083 Castelo Branco
Telf. 272 320 176    Fax: 272 320 137   
Email: visitturismorural@gmail.com    Site:  http://www.visitportugalrural.com

Faia Brava Fest - 13 a 15 de Junho



No dia do 14º Aniversário da Associação Transumância vimos convidar sócios e futuros sócios que queiram vir celebrar com uma actividade muito especial: o 
Faia Brava Fest, de 13 a 15 de Junho.

Neste fim-de-semana dedicado aos sócios da ATN vamos ter actividades como anilhagem de aves, observação do alimentador de abutres, monitorização da fauna, concerto de taças de som e gongos. 
Cada sócio deve trazer o seu material de campismo, uma pequena contribuição para o jantar partilhado de 6ª, e 10€ de contributo para refeições + seguro + donativo para o Fundo de Aquisição de Propriedades.


Se já é sócio da ATN venha e traga um amigo, se ainda não é veja como se pode tornar aqui.
Para mais informações: geral@atnatureza.org | 271 311 202.

Programa:
Dia 13 Junho, 6ª
 
A partir das 17h - recepção dos participantes no Largo da Igreja de Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo
19h30 Concerto Taças de som e Gongos, com Rui Duque
20h30 Jantar partilhado
 
Dia 14 de Junho, Sábado
6h00 Sessão de anilhagem de aves com a APAA
10h30 Actividade de escalada em bloco
12h30 Almoço na Reserva da Faia Brava
14h30 Passeio pelo sobreiral: À sombra do sobreiroconversa mediada por Pedro Prata sobre a estratégia e o futuro da ATN e Faia Brava
16h00 Workshop construção sustentável: Reboco de argila na Sabóia, por Ana Fonseca
18h00 Passeio até Algodres e visita ao Núcleo Museológico
19h30 Jantar no Escondidinho, tasquinha típica em Algodres (cada sócio deverá pagar o seu)
21h30 Convívio musical com Jorge Ribeiro, na Reserva da Faia Brava

Dia 15 de Junho, Domingo
6h00 Sessão de anilhagem de aves com a APAA
6h30 Observação Alimentador de abutres  - Sorteio: 4 sócios vão ter a oportunidade de ficar no interior do abrigo fotográfico, a 10 metros de distância do espectáculo natural
10h00 Monitorização de ninhos de aves rupícolas no pombal da Bicha com Eduardo Realinho
11h00 Inventário de borboletas (cada sócio deverá utilizar a sua máquina fotográfica), acompanhado por Eduardo Realinho
13h00 Almoço
15h00 Fim de actividade 

segunda-feira, 2 de junho de 2014

1º Congresso Nacional de Turismo Rural | Oleiros



A Federação Portuguesa de Turismo Rural, Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal, Naturtejo, E.I.M. e Câmara Municipal de Oleiros, promovem  nos próximos dias 20 e 21 de junho, no Hotel Santa Margarida, em Oleiros, o I Congresso Nacional de Turismo Rural, sob o tema “Turismo, Território e Património”. O evento tem o alto patrocínio da Presidência da República.

Considerando a importância e o impacto do setor do Turismo na economia nacional e muito concretamente, a importância da consideração e integração do subsetor do Turismo em Ambiente Rural na cadeia de valor da marca Portugal, os promotores prevêem que este evento seja um marco de referência na consolidação de massa crítica conducente a esse desígnio nacional de afirmação.

Clique aqui para efetuar a sua inscrição. Poderá obter mais informações através do emailvisitturismorural@gmail.com  ou pelo telefone 272 320 176