quarta-feira, 15 de abril de 2015

V Agro Raia Castelo Branco 18 a 21 de Abril 2015


 O certame irá decorrer na Quinta da Sr.ª de Mércules, em Castelo Branco, compreende a exposição de animais, equipamentos, produtos agrícolas e fatores de produção direta ou indiretamente associados às atividades do setor. O principal objetivo da feira é realçar perante a comunidade a importância que a agricultura tem na região e no país, divulgando a Escola Superior Agrária e todos os agentes do setor agrícola e florestal presentes na exposição.
A feira compreende, para além do espaço de exposição de um programa de atividades diversas; concurso das raças autóctones Merino da Beira Baixa e Charnequeira (participação da Ovibeira), demonstração de cães de pastoreio, concurso de queijos DOP (participação do CATAA), concursos hípicos de dressage (integrado no Concurso Regional de Dressage Centro) e de saltos de obstáculos, apresentação de poldros de raça Lusitana, passeio em bicicleta pela Quinta Sra. de Mércules e apresentação de novo percurso BTT, Open de orientação e passeio a cavalo. Integrado na feira haverá ainda um evento de jornadas técnicas para apresentação e discussão de temas técnicos da área agrícola de interesse regional e atual e de divulgação das novas medidas e oportunidades de apoio ao setor agrícola e rural.
A exposição conta com a participação de variados intervenientes que irão apresentar produtos regionais como o mel, queijos e vinhos, produtos de utilização agrícola como tratores e alfaias, adubos, fitofármacos, material para vedações, rega, ordenha e equipamentos para utilização de energias renováveis e a representação de associações agrícolas e florestais.

domingo, 12 de abril de 2015

FESTA DA CAÇA DO CASTELEIRO - 2 e 3 de MAIO 2015

Nos próximos dias 2 e 3 de Maio as ruas e largos do Casteleiro voltam a ganhar cor e muita animação coma realização da IV edição da Festa da Caça, uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia.
Dois dias repletos com eventos com eventos ligados à caça (Largada de Pombos, Prova de Santo Huberto, exposição de cães e demonstração de falcoaria), mas também muita animação musical (Grupo de Acordeonistas, Grupo de Bombos de Vales do Rio, Danças e Cantares da Vila do Carvalho e, ainda, a actuação da Desertuna-Tuna Académica da UBI e dos Grupos “Osíris” e “Logo se vê”.
No dia 3, domingo, realizar-se-á um Passeio Equestre por terras do Casteleiro e, em colaboração coma Câmara do Sabugal, a Caminhada “Rota dos Casteleiros”, com um percurso em direcção a Sortelha, através da calçada agora recuperada e regresso ao Casteleiro.
Nesta IV edição, a Festa da Caça conta com uma área de exposições de 45 pavilhões, com enfoque nos produtos locais e regionais, tasquinhas, artesanato e produtos relacionados com o sector da caça, com destaque para o Tiro Virtual (lasershot).
Igualmente os mais novos terão um espaço e actividades próprias, nomeadamente pinturas faciais, modelagem de balões, jogos tradicionais, leitura de contos e desenho bem como a apresentação da peça infantil “O Caçador e o Pescador”.
Nos dias 2 e 3 de Maio aceite o desafio, participe na Festa da Caça, visite e parta à descoberta da secular aldeia de Casteleiro!



domingo, 5 de abril de 2015

Rota da Calçada 3 de Maio


Características Específicas das Actividades

1.    Natureza de actividade: Percurso Pedestre
2.    Descritivo:
Data da realização da actividade; 3 de Maio de 2015
Designação do Percurso e Localização: Rota da Calçada – Freguesia do Casteleiro,  Concelho do Sabugal
Enquadramento Técnico e turístico:
Não há muitos anos, a Calçada Medieval interligava a aldeia do Casteleiro à Vila de Sortelha. Todos os dias várias pessoas percorriam esse caminho para trabalhar, para ir às compras, para levar e trazer correio…era um trilho de serviço à população, ora a pé ora em carro de bois.
Com a chegada dos automóveis e transportes públicos, este caminho passou a ser menos percorrido até à sua inutilização. Os anos passaram, mas as histórias e recordações não esqueceram aquele trilho.
A vontade de reviver velhos tempos e recuperar tradições foi motivo para que o trilho fosse limpo e se marcasse um percurso que reconstruísse a história.
Domingo, dia 26 vamos reviver outros tempos, pisando o trilho que construiu a história das Freguesias do Casteleiro e de Sortelha.
Partida: 09h30, em Largo de S. Francisco - Casteleiro
Chegada: 12h30
Duração: 3h30
Dimensão: 13Km
Nº mínimo de participantes: 4 participantes
Tipo de Percurso: Linear
Material necessário: Água, Roupa Quente e Impermeável; Reforço Matinal
Grau de dificuldade: Fácil
  

Reservas e Pagamentos

Preço: 7 euros - Inclui Guia, Seguro de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil.
Inscrições até ao dia 30 de Abril de 2015
 em  http://rotasraizes.blogspot.pt/p/inscricao-nas-atividades.html

O Pagamento, sempre que possível, deverá ser efectuado antes da data da actividade, por Transferência Bancária. Na impossibilidade pode ser efectuado antes do início da actividade, no próprio dia.

Cancelamento

A atividade realiza-se com um mínimo de 4 participantes.
A atividade será cancelada caso as condições climatéricas não garantam a realização do percurso em segurança.
No caso de não ser possível a realização da atividade no dia previsto, a Rotas e Raízes, compromete-se a informar os inscritos com máxima antecedência possível.
O cancelamento da atividade prevê novo agendamento.


sábado, 4 de abril de 2015

Workshop de Iniciação à Observação de Aves

A grande diversidade paisagística, a existência de diferentes ecossistemas, nomeadamente zonas ribeirinhas, bosques, albufeiras, zonas agrícolas, entre outras, levou a TRANSCUDÂNIA e a Rotas e Raízes, a organizar um Workshop de Iniciação à Observação de Aves, nos dias 25 e 26 de Abril.

Esta formação de iniciação à observação de aves aborda temas como a identificação de grupos específicos de aves, comportamentos e biologia, e outros assuntos como a fotografia ou a ilustração de aves. Este workshop compreende uma parte prática e uma parte teórica; esta última incide essencialmente em aplicar técnicas de deteção e observação de aves, quer visualmente quer através dos seus cantos e vocalizações.

Com o objetivo de obter um elevado nível de aprendizagem e de participação, o workshop é limitado a 15 participantes.

Programa Provisório
1º dia (25 Abril – Sábado):
10:00 - Recepção e parte teórica
16:00 - Saída para a parte prática
19:00 – Final

2º Dia (26 Abril - Domingo):
08:30 - Saída para a parte prática
12:30 - Almoço
14:00 - Continuação da parte prática
17:30 - Final da parte prática e regresso

Preço:
Sócios: 25 Euros
Não-Sócios: 40 Euros
Inclui
- Acompanhamento técnico permanente do formador/guia
- Manual de apoio
- Software para treino auditivo das vocalizações das aves
- Checklist das espécies a observar
- Certificado de participação
- Disponibilização de binóculos e guias de campo
- Seguro de acidentes pessoais por cada participante

Para mais informação e inscrição:
924 433 370
rotaseraizes@gmail.com
infotranscudania@gmail.com