segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Rota da Água e da Pedra

Está a ser implementada a Rota da Água e da Pedra https://www.facebook.com/RotaH20Pedra , uma rota de turismo de Natureza que atravessa o território de 7 municípios (Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra) e que se estende do Douro, Rio Paiva, ao Vouga, passando pelas serras da Freita, Arada e Montemuro. A Rota da Água e da Pedra convida a uma descoberta diferente destas serranias, já que se propõe desvendar o rico património natural e cultural da região, centrado nos rios e nas serras que a constituem.

Os diferentes locais de interesse e visitação da Rota foram definidos atendendo a múltiplos componentes do seu património natural e edificado, como os rios e cascatas, o património construído intimamente ligado à água e à pedra (como os moinhos, poldras, aquedutos e levadas), património geológico, fósseis e icnofósseis, património megalítico e gravuras rupestres, e a sua muito rica diversidade biológica.
Os interessados poderão aceder a uma apresentação da Rota da Água e da Pedra neste artigo http://naturlink.sapo.pt/Lazer/Turismo-na-Natureza/content/a-Descoberta-da-Rota-da-agua-e-da-Pedra?bl=1 e visualizar um vídeo/teaser da Rota aqui https://www.youtube.com/watch?v=jsl-0RgPK-s

O projecto da Rota está a ser promovido pela ADRIMAG - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira, entidade gestora da marca territorial Montanhas Mágicas, e os seus conteúdos estão a ser desenvolvidos pela Macrómia, sendo co-financiado pelo QREN (Centro e Norte), inserido na estratégia do PROVERE.

A Rota da Água e da Pedra constituirá, em breve, uma rede de visitação com mais de 100 painéis de interpretação, onde cada painel destaca um ponto de interesse central e um a três pontos de interesse complementares, visitáveis através de um percurso proposto, a fazer a pé, de carro, ou por meios menos convencionais. A organização desta rede é semelhante à das redes urbanas de metropolitano, com linhas de cor diferente a que correspondem eixos naturais de comunicação da biodiversidade, como por exemplo a linha do Caima, a linha do Vouga, a linha do Bestança ou a linha do Paiva, mas também a linha da Freita, a linha da Arada e a linha do Montemuro. A visitação dos pontos de interesse da Rota da Água e da Pedra será apoiada por um guia de campo com todas as propostas da rota.

Nos dois últimos fins-de-semana de novembro de 2014 (dias 22 e 23 e 29 e 30 de novembro), decorrerá o Festival Serranias http://naturlink.sapo.pt/Eventos/Visitas-e-Actividades/content/Serranias-Festival-da-Rota-da-agua-e-da-Pedra?bl=1 , primeiro festival da Rota da Água e da Pedra, sobre o qual será divulgada informação adicional em breve.

Boa navegação e até breve,
Rui Borralho
 
NATURLINK
Rua Robalo Gouveia, nº 1-1A
1900-392 Lisboa
Portugal
tel: +351 21 7991100; fax: +351 21 7991119
http://www.naturlink.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário