terça-feira, 4 de março de 2014

a Ronda do Cântaro



Caminhada de Montanha
duração: 6 a 7 horas
dificuldade: exigente (3/4)
25 €* / max 7 participantes

ver próximas datas na Agenda
actividades para grupos com preços especiais sob consulta
(*) preço por participante nas actividades da Agenda

Com 1.928m de altitude no seu ponto mais elevado, o Cântaro Magro ergue-se imponente desde o Covão d'Ametade, onde iremos começar a nossa caminhada. Com cerca de 500 metros de desnível quase vertical desde a sua base, é sem dúvida o mais notável dos cumes da nossa Serra!

A subida pelo trilho de montanha, apesar de por vezes íngreme, é facilmente superada e quase sem darmos conta estamos no Covão Cimeiro, o maior dos circos glaciários da Estrela. Neste magnífico anfiteatro natural onde as águas do Zêzere ganham forma de rio, a presença dos Cântaros pode ser sentida como em mais lado algum.

A vegetação esparsa reflecte os rigores do clima de montanha. Nas paredes rochosas do Cântaro Magro podemos encontrar pontualmente o Zimbro (Juniperus communis subsp. alpina) ou a Caldoneira (Echinospartum ibericum), arbustos estes que crescem modelados à forma das rochas para fazer frente à força dos ventos.

Subindo por entre a cascalheira da Rua das Roseiras chegamos ao planalto, a par com o cume do Cântaro Magro. Com alguma sorte, no Inverno, poderemos ainda surpreender uma raríssima Escrevedeira-das-Neves (Plectrophenax nivalis), um Melro-de-peito-branco (Turdus torquatus), ou a mais comum Ferreirinha-alpina (Prunella collaris).

As paisagens moldadas pelos glaciares vão-se sucedendo ao longo do trilho e das "estórias" sobre a Serra. Com vista privilegiada sobre o Vale Glaciário de Alforfa e o Covão do Ferro, seguiremos a descida pelo trilho do Espinhaço de Cão até à Nave de Santo António, esse imenso cervunal ainda pastoreado pelos rebanhos que dão o melhor Queijo da Serra.

A Ronda do Cântaro Magro é um trilho fisicamente exigente, habitualmente apenas percorrido por montanhistas e que percorre alguns das mais fantásticas paisagens de montanha da nossa Serra. Siga o nosso Trilho e apaixone-se também pela Serra!



Para seguir o nosso Trilho e vir conhecer a Serra da Estrela para além do asfalto apenas necessita do seu equipamento básico: botas de caminhada e roupas apropriadas para caminhar na montanha, adequadas à época do ano e às condições meteorológicas previstas. Fale connosco para ficar a saber tudo sobre o vestuário recomendado.

No Inverno não se esqueçam de trazer roupa quente e impermeável, gorro e luvas. No Verão o ideal será trazer também o fato de banho para além do equipamento de caminhada! Óculos escuros e protector solar são úteis todo o ano. Nós fornecemos uma checklist com todos os items necessários e recomendados, para que não se esqueça de trazer consigo nada de importante.

Numa das muitas pausas que faremos para recuperar o fôlego e desfrutar da paisagem, serviremos um coffeebreak de montanha com café, bolinhos regionais e aguardente serrana. No entanto, venha também preparado com água e um reforço alimentar para a caminhada.

Caminheiros experientes preferem normalmente trazer o seu equipamento, mas para quem o solicitar teremos todo o equipamento específico que possa ser necessário (mochilas de caminhada, polainas, casacos corta-vento e bastões de caminhada).

Durante toda a caminhada estaremos a fazer uma reportagem fotográfica, mas traga também a sua máquina fotográfica. Numa aventura assim tão única vai querer certamente registar os seus próprios momentos!






  • Guias de Natureza especializados na Serra da Estrela
  • Equipamento específico de montanha (mochila, polainas, casaco corta-vento, bastões de caminhada)
  • Coffeebreak de Montanha com produtos regionais
  • Reportagem Fotográfica
  • Seguro de Acidentes Pessoais
  • Toda a nossa paixão pela Serra !


    • Ponto de encontro: Covão d'Ametade (Vale Glaciário do Zêzere) às 9:30h, junto ao estacionamento
    • Informações detalhadas e recomendações serão enviadas aos participantes após a inscrição
    • Para informações ou marcação de actividades com grupos noutras datas contacte-nos !






    Sem comentários:

    Enviar um comentário